Você está visualizando atualmente Mercedes Salisachs Foi Um Anjo Da Guarda

Mercedes Salisachs Foi Um Anjo Da Guarda

  • Categoria do post:Geral

Eram tempos em que se podia fazer um jornalismo de textos extensos, de histórias anônimas, aquelas que parecem não ter relevância. Como a de Maria Farrús, uma senhora de oitenta e seis anos que morava sozinho em um baixo apartamento do bairro de Gràcia de Barcelona.

A edição catalã do Mundo dedicado em 2005 uma série de entrevistas a pessoas mais velhas, pessoas que passaram dos setenta anos. Intitulado ‘Sociedade sem som’. Tentou apresentar com todo tipo de homens e mulheres, a partir dele, que mantinha atividade profissional, como o jornalista Lorenzo Gomis, até o que não podia sequer sair da residência, como a senhora Maria.

Aos seus oitenta e seis anos, esta velhinha pequena, educada, açucarado e tímida, contava tua vida com pudor. Fazia gelado naquele inverno, em Barcelona, e suas mãos funcionarios da recepcao solicitos gélidas, duras, encogidas e gastas. Frio siberiano, fogão desligado, além da medida despesas. Contamos tua história com simpatia, sem paternalismos nem penas.

Escrever que teu marido havia morrido três anos antes, e ela tinha ficado com uma prejudicada pensão que lhe dava a mínima subsistência. E enumerava os produtos que ocupavam seus armários: “Um tanto de frango, um tanto de presunto”.

  1. Dois Formação acadêmica
  2. Fóruns de discussão e debate
  3. 2 Kanon de Gêmeos
  4. Andreu Buenafuente, Ana Morgade, Manuel Burque e João Ponce estiveram entre os convidados

Escrever também como eram as escadas estreitas e íngremes, desse edifício sem elevador. O terceiro andar, o dos Farrús, ficava muito em cima. 47 anos de idade, estava muito ocupado. A senhora Maria era uma destas pessoas dependentes que nada são capazes de fazer sem ajuda. Desta maneira, uma vez por semana, a liga Avismón mandava a um voluntário que lhe preenchesse a despensa e lhe fizesse companhia. Nunca se conhece quem lê os postagens. Chegou carregado de surpresa naquele segunda-feira, o dia em que foi publicada a entrevista com a senhora Maria. Foi uma das chamadas mais bonitas que quem escreve tem recebido, em seus mais de quinze anos de profissão. Mercedes Salisachs se tomou muitos dificuldades.

procurei meu telefone, me ligou e pediu-me, por gentileza, que lhe contasse quem era essa senhora Maria e como poderia entrar em contato com ela. A escritora, essa dama educada e discreta, todavia assim como imagem afastado e reta, chamou-me, citou-me que lia meus artigos em cada segunda-feira e que se emocionaba com as histórias que contava.