A Comissão Europeia tem criticado esta semana, a “inexistência de regulação em Portugal dos ‘lobbies'” no seu relatório sobre isso desequilíbrios da economia espanhola. Os grupos de pressão tratam de influenciar diário autoridades responsáveis na tomada de decisões e a criação de normas. Desconhece-Se quem realizam ‘lobby’, quanto dinheiro operam ou que resultados obtêm.
Hollywood construiu no imaginário coletivo a cena de homens trajeados que abordam desesperados pra políticos e assessores para convencê-los com seus fundamentos. Entretanto fazer o lobby é uma realidade pra além do cinema. Há mulheres, há homens, há organizações e há um poder a que todos querem seduzir, mesmo que não é sempre que o conseguem. A cifra é só orientativa, entretanto lança uma fotografia da situação: nós não sabemos nada sobre eles.
Ignoramos quem executam lobby, quanto dinheiro operam ou que resultados obtêm em troca. Porém, há cada vez mais profissionais especializados. “A articulação de interesses está em todas as partes”, diz David Córdova, doutor em Correto e sócio-diretor da consultoria Vinces, especializado nessa área.
Esta articulação de interesses não se vê. Ou se vê insuficiente. Os lobbies trabalham diariamente, entretanto o fazem pela sombra. Esse ocultismo é o que gera desconfiança. De fato, sustenta Villoria que há certas decisões que não são compreendidas se não se tem em conta esta premissa. “Como por exemplo, por que em um algum momento se autoriza ou não uma vacina ou por que se fomenta um determinado tipo de energia em detrimento de outra”. O propósito é fazer aparecer o detalhe às pessoas que tomam decisões.
nesse significado, bem como os governos pressionam. “Em várias negociações que se levam a cabo em Bruxelas, uma das tarefas do Executivo é fazer lobby em favor de Portugal”, diz Daniel Urena, sócio e diretor geral de MAIS Consulting Group.
- Dois Circunstância atual
- 13:Dezoito holandês ->não
- 1 Setor Primário
- Metroenlace: nas estações Cuauhtémoc e Exibição
- Artesanatos da Colômbia SA
- 3 Aspectos relacionados com a droga 3.Um Causas do vício
- 1979 – Ópera Sauvage (banda sonora para a tv)
- três Período Colonial 3.Um Escravos e piratas
As maneiras de fazer pressão são variadas, contudo pra que sejam eficazes necessitam ser aplicadas novas chaves: fazer acompanhamento da atividade política, montar uma identidade confiável e aprontar uma bacana alegação pra convencer. “Se não há pretextos, se continuar de fora”, diz Fernández-Rodovia.
O sucesso reside na antecipação: adivinhar as necessidades do político e marcar a tua agenda, nunca ao inverso. Os que melhor souberam fazê-lo até nesta ocasião foram o lobby financeiro, o químico, o farmacêutico ou o energético. Os cidadãos tendem a associá-los com práticas agressivas de pressão, todavia você seria espantado ao checar que não são os únicos que manobrar para influenciar as esferas de poder.
o São melhores uns lobbies que os outros? Todos os especialistas concordam em não. Que um grupo de pressão seja ótimo ou mau, não está ligado a sua origem, no entanto a tua prática. Realizar os regulamentos e operar com transparência são duas premissas fundamentais a partir das quais o seu trabalho poderá reverter de forma positiva bem como pra população.
“Todos os interesses são legítimos. Isto é uma atividade profissional como qualquer outra, entretanto, por não haver uma regulamentação, há pessoas que não cumpre com os padrões profissionais”, diz Fernández-Rua. Diversos são os dirigentes que em Portugal se dispuseram a levar adiante uma lei específica, todavia nenhum foi realmente tentei. “Não interessava”, observa Manuel Villoria. A corrupção a toda a hora foi hasteada o setor, desse modo, os lobistas são os primeiros interessados em que se estabeleçam regras e condições que promovam a transparência.
A idéia de a energia eólica, parecia grandiosa, porque era limpa e moderna cada vez. O “menor” dificuldade estava pela economia, em razão de os projetos de energia eólica apresentavam custos elevados e pouca confiabilidade. O negócio não dava lucro e perante esta ocorrência, Enron começou a realizar tarefas de “lobbying” pra oferecer leis que privilegiaran o desenvolvimento de energias renováveis. Paradoxalmente, contra toda a tua pregação de desregulamentação, neste instante Enron apoiava a construção de um mercado “artificial” apoiado pelo governo.