Cosima Dannoritzer, durante a exibição do documentário, que emitirá esta semana TV3 e o próximo mês de janeiro TVE. O documentário, que bem como emitido, em breve, pela Irlanda, França, Inglaterra, Bélgica, Suíça, Finlândia e Áustria, apresenta que o passo produção-consumo-descarte é de cada vez mais rápido, porém não é novo.
A obsolescência programada nasceu nos anos 20, quando as principais organizações de produção de lâmpadas se puseram de acordo pra firmar a vida útil das mesmas a um máximo de 1000 horas. Antes nesse acordo, as lâmpadas duravam bem mais, como mostra a lâmpada que permanece acesa há mais de 100 anos em um parque de bombeiros dos Estados unidos. Outro exemplo revelador é o caso das meias de nylon à prova de corrida, que ganhou entre as mulheres nos anos cinqüenta e depois desapareceram misteriosamente do mercado.
Os exemplos sucedem-se até nossos dias, onde os casos mais claros são encontrados em produtos eletrônicos, como impressoras ou iPods. Joan Úbeda, que esclareceu que “o problema está na filosofia do sistema que age de uma maneira claramente insustentável, obrigando os engenheiros a criarem produtos pouco duráveis, no momento em que poderiam ser muito melhores”. Estas soluções vêm da mão de pensadores, empresários e pesquisadores.
- Philip gestão do discernimento-gestão de marketing 2006
- Quando consumimos mais video online
- dois Foco do dia
- 17:04. Vinte e cinco quilômetros pro encerramento da época e somente 1’01” pros 2 de cabeça
Esta manhã, como cada dia, cheguei ao trabalho feliz e descansado para poder fazer frente a um dia mais de serviço. Uma vez que eu cheguei ao meu escritório, acendi a luz, abri a mesa e coloquei em prática o meu computador, mais uma vez, como a cada dia.
Procurei uma página da web que possa avisar-me de todos os eventos que estavam acontecendo. A página escolhida, logo após me colocou ao dia de diversas notícias respeitáveis. Nacionais, internacionais e locais. Minha alegria tradicional começou a desaparecer. Eu não adorei nada do que estava visualizando.
Nem sequer uma única notícia me fazia sorrir. Pouco depois, durante o tempo que estava investigando o telefone tocou, o Que prontamente é tia-avó! Essa notícia me devolveu o sorriso. Ainda pode ver pela minha cara. Qualquer instante é agradável para sentar-se numa rocha recuperação sobre isso um penhasco e fechar os olhos para ver tua vida ir em um instante. É uma intuição parecida com a de navegar por qualquer página da web, todavia o volume de detalhes é muito maior, e apesar de ser anormal de esclarecer, mais clara e de acessível acesso. Só ao abrir os olhos você percebe que a penha se foi contrariada e tu vais caminho do precipício.